8 de jul. de 2014

Guardião da Arte

Pensar em obras de arte sem pensar em museu é como viver sem precisar de água! Pois bem, falar de museu juntamente com a arte é algo importantíssimo. Hoje temos vários museus espalhados pelo mundo onde guardam seus tesouros e que ao menos garantem um vasto patrimônio para a toda a humanidade mas, fica uma pergunta: como se criou esta instituição?
Na mitologia Museu é filho de Orfeu, ele tem seu corpo despedaçado pelas Mênades e jogado no rio Hebro. Na Grécia antiga Mouseion era o templo das musas que presidiam a poesia, a música, a oratória, a história, a tragédia, a comédia, a dança e a astronomia. Esses templos, bem como os de outras divindades, recebiam muitas oferendas em objetos preciosos ou exóticos, que podiam ser exibidos ao público mediante o pagamento de uma pequena taxa. As nove Musas filhas de Mnemosíne, cantavam o presente, o passado e o futuro sob a lira de Apolo.

Ao longo de toda nossa história o homem adquiriu o hábito de colecionar coisas e assim, surge o colecionismo. Eles concederam a esses objetos certos valores, sentimentais e materiais criando assim a necessidade de preservá-los. Isto é desde a Idade Média onde proliferou pelo mundo.  Os museus até aos fins dos séc. XVII e XVIII eram denominados como gabinetes de curiosidades. Anteriormente às galerias várias obras ficavam expostas em jardins e depois observando a necessidade de preservá-las (tanto de roubos como por conta de guerras) criavam em seus próprios palacetes pequenos museus. Claro que primeiramente as obras só eram vistas pelo dono e só depois foi se abrindo para os seus amigos, mais íntimos claro!




David Teniers. Galeria do Duque Leopoldo Guilherme, BRUXELAS .
Segunda metade do séc. VXII.










Em 1683 surge o primeiro museu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum.

Mas, o primeiro a ser projetado para ser realmente um museu foi em 1769-75 o Museu Fridericianum em Kassel, Alemanha


Por volta de 1827 Sir John Soane’s, adquire três casas e as unem transformando-as em uma casa museu em Londres. Assista ao vídeo que é curto e você irá se admirar com a inteligência desta pessoa nesta criação belíssima.


Ao longo de nossa história o museu se transformou e tal transformação é contínua pois, vem adaptando-se  aos novos tempos realizando cada vez mais uma interação com o seu observador.  Hoje todos os museus oferecem atividades culturais, cursos e outros inúmeros benefícios para que possamos ter cada vez mais um contato maior com a “arte”. Observamos muito isto hoje, com a arte contemporânea onde a arte sai da tela e nos trás uma nova perspectiva, uma nova visualidade. Ela exige de você um “posicionamento” e deixa de ser apenas para observar.
Entretanto meu objetivo maior é trazer a mente de que o museu deixou de ser algo onde se guarda “coisas antigas demais” e que de nada contribuem para o nosso ser. Hoje ele busca o principal você ! Fazer com que a arte intimide seus instintos onde lhe obriga a tomar uma posição diante dela é a mais pura e brilhante experiência cultural que o ser humano possa ter então, corra ao museu mais próximo e divirta-se!

*Fontes:

 - Aulas do meu curso de Curadoria e Arte Contemporânea - Casa do Saber
 - Aulas do meu curso de Arte Sacra e Bens Culturais - Museu de Arte Sacra
 - Wikipédia.org
 - Imagens extraídas do Google imagens
 - Vídeo Youtube



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação!